New ACSS cables

A General Cable Brasil apresenta o novo ACSS Condutor de Alumínio Sustentado por Aço (Aluminum Conductor Steel-Supported)

ACSS-(1).jpg
Com mais de 40 anos de experiência nos Estados Unidos e mais de 15 na Europa a General Cable traz para o Brasil o ACSS, um condutor similar ao ACSR convencional, também composto por fios de aço e fios de alumínio, porém desenvolvido para transmitir cerca do dobro de corrente. Assim, é o cabo ideal para operações de recondutoramento.


CARACTERÍSTICAS:

O ACSS é um condutor similar ao ACSR convencional, muito utilizado em linhas de distribuição (em postes) ou linhas de transmissão (em torres) de energia elétrica. O ACSR utiliza alumínio duro (H19) e aço com carga de ruptura convencional, sendo os fios de aço protegidos por uma camada de zinco. A carga de ruptura do produto final é uma composição da carga de ruptura dos fios de alumínio com a carga de ruptura dos fios de aço. Devido à possibilidade de recozimento dos fios de alumínio H19, transformando-os em fios de alumínio mole, com uma carga de ruptura bem menor, o ACSR não deve atingir temperaturas superiores a 90 °C, que
limita sua ampacidade (capacidade de condução de corrente elétrica).

O ACSS já é construído com fios de alumínio mole, que não podem mais ter sua têmpera afetada por altas temperaturas. Com isto, o limite térmico para operação do ACSS passa a ser a zincagem dos fios de aço, quepode apresentar fissuras se operar em temperaturas superiores a 200 °C, sendo este o limite de temperatura para estes condutores. Podendo atingir temperaturas mais elevadas, a ampacidade do ACSS é bem maior que a do ACSR. Sendo necessárias ampacidades ainda maiores, pode-se trabalhar com aço protegido por zinco misturado a uma baixa porcentagem de alumínio ou aço protegido por alumínio, o que eleva a temperatura máxima de operação ao valor de 250 °C.